Roteiro - Luxemburgo

Roteiro - Luxemburgo

Em Fevereiro, eu e o meu namorado decidimos fazer a nossa primeira “grande” viagem juntos. O destino escolhido foi Luxemburgo, um país super pequeno (área de aproximadamente 2586 km²), mas cheio de história!
            O facto de ser um país pequeno, torna possível conhecê-lo bem em uns 3 ou 4 dias. Mas, se só tiverem 2 dias disponíveis na agenda, ou até mesmo 1, dá para visitar os pontos principais, até porque os transportes públicos de lá ajudam imenso! Como tenho 18 anos não paguei nada para andar de comboio, mas quem paga (penso que é a partir dos 25 anos) consegue andar por todo o país, durante um dia, com 4€.
            Durante uma tarde conseguimos visitar o centro histórico de Luxemburgo, ou seja, a capital. O nosso primeiro ponto turístico foi a Catedral de Notre-Dame, que fica perto da “Gare Centrale” do Luxemburgo. A Catedral foi construída, entre 1613 e 1621, para servir como igreja do colégio jesuíta, que se situava ao lado, onde atualmente está a Biblioteca Nacional. É possível entrar na igreja e acreditem que é realmente bonita!


Pertinho da catedral encontra-se a “Place Clairefontaine”, que chama à atenção pela estátua de bronze que fica no seu centro. Essa estátua representa a Grã Duquesa Charlotte que reinou entre 1919 e 1964. A Grã Duquesa era muito amada pelo povo, o que é notório na base da estátua, onde está escrito: “Mir hun lech gaër” (Queremos-te bem).


Depois de andarmos mais um bocadinho e de descermos a Rua Chermin de la Corniche, encontramos aquela que dizem ser a varanda mais bonita do mundo. E, de facto, tinha uma vista bastante agradável!


O próximo ponto turístico foi o Palácio Grão-Ducal, na Rue du marché-aux-Herbes, que é a residência oficial do grão-duque do Luxemburgo desde 1890. Infelizmente, não deu para ver o seu interior, pois as visitas guiadas ao palácio só existem durante os meses de verão. Na foto abaixo, podem ver palácio no lado direito.


No lado esquerdo da foto situa-se a famosa Chocolate House, onde aquecemos o coração e a alma antes de voltarmos para o hotel. Aqui existe uma variedade enorme de chocolates. Como podem ver na foto abaixo, o chocolate está numa colherzinha de pau e, depois, é só colocar numa caneca de leite quente e beber. Neste sítio, conhecemos uma empregada que era portuguesa, o que foi engraçado porque inicialmente falámos francês e só depois é que a senhora percebeu que éramos portugueses.


Noutro dia, fomos também a Remich, que fica pertíssimo da Alemanha. Este é um local bastante bonito para dar um passeio à beira do rio.




Tenho amigos que vivem no Luxemburgo e uma das coisas que mais gostam é o facto do país estar limitado pela Bélgica, Alemanha e França. Assim, facilmente podem ir "turistar" para o estrangeiro ;) Outro aspeto positivo é a riqueza de verde e de flores durante a primavera e o verão.

Espero que tenham gostado do nosso mini roteiro assim como nós gostámos da viagem!
Podem deixar nos comentários o que acharam, se ficaram com vontade de ir ao Luxemburgo, se já lá foram, etc.


Beijinhos, pirilampos!


Comentários